domingo, 9 de novembro de 2008

A Tutela

Manipulação - é assim que defino a argumentação dos responsáveis maiores do Ensino em Portugal.
Dizem querer dar qualidade ao ensino público - usam o facilitismo nos exames, penhoram a qualidade das práticas lectivas.

Por que razão os profs. seniores se reformam, mesmo perdendo dinheiro, se detêm a experiência e o saber fazer que ajudaria os mais jovens a melhorar o seu ensino?

Se os mais velhos se afastam, entram jovens profs. que ganham menos que nós,(tenho 30 anos de serviço na função pública) - as intenções economicistas são evidentes.

Se mais de 120 000 profs se manifestam na rua, não será evidente que a visão do poder está acéfala e incapaz de se auto-avaliar?

Este modelo de avaliação dos profs.levada a cabo usando a pretensa autonomia das escolas... não terá efeitos exacerbados por parte das direcções de algumas escolas? Não terâo tb. elas medo de represálias?

E aqueles que sentem defraudada a hipótese de atingir o topo de carreira, quando, não fora o congelamento da carreiras, já lá estariam por direito próprio? E as quotas?(outro modo de poupar!)
E a divisão entre profs. e titulares, baseada nos últimos sete anos de serviço? - Inexplicável!

Mais uma vez a escola pública perde.
Ganham os que têm o poder do dinheiro (que usam a seu favor as privadas) e regredimos na escala social - Os ricos e os pobres -

Pobre País.

Nenhum comentário: